O Instituto Olga Kos, em parceria com o Ministério da Cidadania e por intermédio da Secretaria Nacional do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social realizam nos dias 21 e 28 de junho de 2022, 12 e 19 de julho de 2022 e 02 e 09 de agosto de 2022, das 9h30 às 12h30, a IV Jornada pela Inclusão no Esporte Olga Kos. A iniciativa tem por objetivo contribuir para a aquisição de conhecimentos específicos sobre a inclusão esportiva e social.

Sua participação contará com certificado de horas complementares. Inscreva-se >> bit.ly/JornadaIok

Assista em nosso canal no YouTube clicando AQUI 

O encontro vai oferecer capacitações, palestras e debates com transmissão on-line para profissionais, familiares, cuidadores, estudantes e demais interessados por pautas relacionadas a inclusão esportiva

Os palestrantes convidados (a confirmar) abordarão diversos temas, sendo alguns deles: esporte como ferramenta de inclusão, a participação da família nos processos inclusivos, indicadores de inclusão pelo esporte e o esporte inclusivo nas escolas.


Confira a programação dia 21/06, das 9h30 às 12h30:

Roda de conversa às 9h30 sobre esporte como ferramenta de inclusão social e capacitação, às 11h, sobre a família nos processos inclusivos por meio do esporte. 

Palestrantes: Luan Pinheiro, pesquisador, José Edson e Maat Khishina, profissionais de Educação Física, Leonardo Canaver, Fisioterapeuta, e Lúcia Dias, Psicóloga.

Confira a programação dia 28/06, das 9h30 às 12h30:

Palestra às 9h30 sobre o impacto social em projetos esportivos para inclusão com Claudson Lincoln Beggiato, professor universitário e diretor da ETEC Esportes. Capacitação, às 11h, sobre terminologia Anticapacitista – Glossário, com Natália Mônaco, coordenadora do Departamento de Pesquisas do Instituto Olga Kos.

Confira a programação dia 12/07, das 9h30 às 12h30:

Palestra às 9h30 sobre o esporte como ferramenta de inclusão nas escolas com João Gagliardi,  professor - diretor da Escola Pública - EMEF Quintino Bocaiuva - Osasco/SP. Capacitação, às 11h, sobre suporte básico de vida com Moacir Bernardo Alcântara, socorrista do SAMU.

Confira a programação dia 19/07, das 9h30 às 12h30:

Palestra às 9h com tema Método Medalhas: possibilidades de inclusão por meio da pedagogia do jogo com Rodrigo Paiva,  professor universitário, consultor educacional e autor de livros didáticos. Capacitação, às 11h, sobre jogos eletrônicos como intervenção em pacientes com Parkinson (marcha) com Juliana Cecatoprofessora e colaboradora da Faculdade de Medicina de Jundiaí e professora da graduação e pós-graduação em psicologia da Universidade São Francisco.

Confira a programação dia 02/08, das 9h30 às 12h30:

Palestras com o tema: Autonomia e independência, onde fica o cuidador? com Paula AyubPsicóloga clínica, terapeuta familiar (PUC - SP) e formada pelo Certificado Internacional de Práticas Colaborativas. Capacitação sobre Síndrome de Down no Esporte: avaliação e cuidados, com Nathalia Bernardes, professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e da UNICID. Líder do Grupo de Pesquisa: Atividade Física e Alterações do Neurodesenvolvimento.

Confira a programação dia 09/08, das 9h30 às 12h30:

Palestras com os temasConversando sobre intervenção e avaliação para a inclusão com Roberto Gimenez, Pesquisador do Instituto Olga Kos. Capacitação sobre Psicologia de equipe e comunicação não violenta com Ana Rosa Detílio, Psicóloga, Psicoterapeuta, professora e supervisora.