A frase acima é da responsável pelo garoto Murilo Oliveira, beneficiário do IOK

O ‘Cor e Música_Ritmo da Inclusão’ é um projeto do Instituto Olga Kos que diz a que veio já na objetividade do seu nome.  Desenvolvido em formato de oficinas que utilizam as artes plásticas e a música para estimular a socialização e o desenvolvimento dos participantes, o projeto tem entre seus participantes o garoto Murilo Oliveira.

O beneficiário, diagnosticado com síndrome de Down, tem frequentado as oficinas com regularidade ao lado da mãe, Eliana Braz, e da irmã, Maria Eduarda.

Segundo sua mãe, a transformação do filho, que frequenta as atividades do Instituto Olga Kos há aproximadamente 05 anos, tem sido visível. Encerra um projeto, e a mãe já faz inscrição do Murilo em outra oficina e assim ele completa anos de IOK. Se antes Murilo ficava mais tempo isolado, não queria sair de casa e só queria dormir, segundo as palavras de Eliana, hoje o garoto gosta de interagir e de participar das atividades.

Ainda segundo Eliana, agora Murilo “tenta ler, tenta escrever e pintar e tudo isso é muito bom”.

A mãe credita ao ‘carinho e respeito’ existentes nas práticas do IOK os benefícios apresentados pelo filho.

Todos estes benefícios são realmente comprovados pois, segundo estudiosos, a utilização de linguagens artísticas como artes plásticas, música e dança estimula o aprendizado e auxilia no desenvolvimento de habilidades motoras, entre outras, além de favorecer a socialização e o aprendizado.

Talvez seja por tudo isso que Eliana faz questão de afirmar que as experiências vivenciadas por Murilo têm sido muito satisfatórias.

Ela conclui ressaltando que já havia levado o filho em outros lugares, mas que somente no IOK sentiu que há, de fato, ‘carinho, amor e respeito’ envolvidos nos processos de aprendizado.