Emoção, superação e acolhimento. Estes foram alguns dos sentimentos que o público sentiu no II Festival da Inclusão promovido pelo Instituto Olga Kos (IOK), realizado neste sábado, 30 de abril, no Ginásio Mané Garrincha, em São Paulo.

Eventos como este ratifica o sucesso da parceria que o instituto possui com entidades da esfera pública e privada. O objetivo principal desta e de outras ações desenvolvidas pelo IOK é inserir a pessoa que possui algum tipo de deficiência.

Durante o cerimonial de abertura, houve a execução do hino nacional, em seguida a apresentação dos participantes e uma bela exibição de Taiko. O presidente do IOK, Wolf Kos, em seu pronunciamento destacou o histórico do instituto e agradeceu a todos os colaboradores, pais e apoiadores. “Há 15 anos, quando começamos essa obra jamais imaginaríamos estar ao redor de tantas pessoas queridas. A motivação para estar aqui é ver o progresso dos participantes em suas várias atividades. Esse crescimento se deve graças a essa equipe maravilhosa que abraçou a causa, aos pais pela confiança no trabalho e também as autoridades e apoiadores”, disse.

Na sequência, os beneficiários fizeram suas exibições nas seguintes modalidades: Capoeira, Karatê e Taekwondo, todos demonstrando superação e talento.



Para Sônia Maria Bispo dos Santos, avó da beneficiária Gabriela de Castro Araújo que pratica Karatê na ACDEM 7 de Ermelino Matarazzo, “pessoas como vocês do Olga Kos que concedem visibilidade e atenção para pessoas com deficiência são muito importantes para nós. Minha neta sente-se acolhida e sua evolução é fantástica desde quando começou a praticar o karatê em dezembro passado”, declarou Sônia.

Estiveram presentes no festival Alexandre Padilha, deputado federal, Marcos Heleno, presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Pedro Oshiro, Sensei em Karatê, Julio Hanada, Mestre de Capoeira, Olga Kos, vice-presidente do IOK, Carlos Mariano, Mestre de Taekwondo, Ângela Gandra, secretária Nacional da Família, ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) Claudio Panoeiro, Secretário Nacional da Pessoa com Deficiência, membro da equipe do MDH, Weber Matias, representante da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Paulo, Carolina dos Santos, assessora de Relações Institucionais e Eventos, representante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tiago Henrique Nitopi, assessor jurídico, representante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Ao final do evento, os participantes receberam uma medalha de participação. O II Festival da Inclusão teve apoio da Secretaria Especial do Esporte, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Ministério da Cidadania.

Clique aqui e veja imagens do evento.