O Instituto Olga Kos (IOK) a fim de propiciar uma vida mais inclusiva e alegre aos seus beneficiários promoveu entre 2021 e 2022, o projeto Karatê e Taekwondo – Caminhos para a Inclusão IV, nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Quinta do Sol e Parque Veredas, ambos localizados na Zona Leste de São Paulo.

Por conta da pandemia de Covid-19, as oficinas iniciaram no mês de junho de 2021 de maneira virtual. Dois meses depois, seguindo todos os protocolos sanitários, o projeto tornou-se presencial até sua conclusão. Os conteúdos digitais foram disponibilizados em plataformas digitais e arquivados para consulta no acervo digital do instituto. Além de garantir a segurança dos participantes, esse formato permitiu que os pais e responsáveis pudessem acompanhar de maneira mais próxima o desenvolvimento e evolução de seu familiar.

Outra forma de acompanhamento foi a aplicação dos Indicadores de Desenvolvimento Olga Kos (IDOK), que consistiu em coletar informações como, renda familiar e escolaridade dos familiares dos beneficiários para que seja traçado de maneira mais precisa o perfil desse público.

O projeto teve o incentivo do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) da Prefeitura de São Paulo. Ao longo de sua realização, 50 crianças foram contempladas. Desse total, 60% os beneficiários possuem deficiência intelectual e o restante apresenta situação de vulnerabilidade social.