Muita resistência ao contato físico, visual e até mesmo verbal são alguns dos resultados notados por Luiz Navarro, Instrutor de Judô do Instituto Olga Kos, quanto ao desenvolvimento dos beneficiários das oficinas do projeto Unidos pelo Esporte, que acontece atualmente no CEU Campo Limpo, com atividades práticas de karatê, Judô, capoeira e taekwondo  para 320 pessoas, na cidade de São Paulo.

Recém chegado à oficina, o profissional também revela o desafio de fazer adaptações no seu método e trabalho, já que não havia trabalhado anteriormente com pessoas com deficiência. “Tem sido muito recompensador porque a cada encontro vimos uma evolução física e também comportamental, devido a atividade que temos apresentado para eles”, acrescenta.  



Navarro traz ainda o relato de que, com o passar do tempo, os beneficiários têm apresentado enorme evolução. “Eles, por exemplo, aos poucos vão deixando que a gente os auxilie em algum tipo de movimentação, passam a olhar em nossos olhos e a conversar com os outros participantes da oficina, ações quem inicialmente eles não faziam”, destaca.

Ele complementa também que o projeto está acrescentando de uma maneira muito positiva na vida dos participantes e deve somar ainda mais no desenvolvimento pessoal de atividades do dia a dia de cada um deles. 



Sobre o projeto 

O Instituto Olga Kos (IOK), em conjunto com entidades parcerias, desenvolve o Unidos pelo Esporte, com atividades práticas de karatê, capoeira, judô e taekwondo  para 320 pessoas, na cidade de São Paulo. Ao final do projeto, haverá uma apresentação especial com todos os participantes em cada modalidade. Será uma grande festa de encerramento do projeto que será aberta para toda comunidade.

Os encontros acontecem no CEU Campo Limpo, às terças e quintas nos seguintes horários: 10:00 às 11:00 / 11:00 às 12:00 / 13:00 às 14:00 / 14:00 às 15:00. Clique e saiba mais: https://bit.ly/3bIEBu6