O Instituto Olga Kos (IOK) prepara para o dia 23 de setembro o primeiro summit focado no S do ESG, sob o mote Social, Sociedade e Solução. O evento acontecerá na sede da Fecomércio SP, entidade que reúne empresas que atuam no comércio de bens, serviços e turismo do estado. A atividade será realizada no mês de comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência instituído pela Lei 11. 133/2005 que visa a conscientização sobre a importância do desenvolvimento de instrumentos que promovam a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. 

O lançamento oficial da ECOK, primeira métrica acreditada pelo INMETRO que busca mensurar o ‘S’ presente na sigla ESG, será feito durante a programação do I Summit de Responsabilidade Social para divulgar que a ferramenta acaba de obter a confirmação da primeira certificadora devidamente cadastrada no INMETRO a ICV, ou seja, as empresas interessadas já podem solicitar para a certificadora a avaliação para obtenção do selo. Todos os processos para adesão ao selo serão divulgados durante o I Summit de Responsabilidade Social.

                                                              

Escala Cidadã Olga KOS

A ECOK foi disponibilizada para o programa de acreditação para a certificação junto ao INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e atestada pela OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos. Trata-se de um instrumento que objetiva mensurar, a partir da identificação, monitoramento e avaliação, de como a inclusão é praticada no mercado de trabalho a partir das principais barreiras que impedem a inclusão laboral em empresas e/ou instituições. A partir de 5 variáveis, 20 indicadores e 37 requisitos avalia-se o quanto uma empresa é inclusiva e a qualidade destes ambientes para todas as diferenças, sejam elas por gênero, idade, deficiência, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outro fator de exclusão. Valorizando as empresas que reforçam seus valores e dando visibilidade para tais, de maneira a gerar casos de sucesso e exemplo a ser seguido por demais empresas.

Veja a programação:

8h – Credenciamento (Piso Térreo)

8h30 - Welcome Coffee (3º andar - Estar bar)

9h - Abertura/ Vídeo Institucional – 1’40”

9h05 – Sr. Wolf Kos – Presidente do Instituto Olga Kos – “Só faz gestão quem mede, quem não mede não faz gestão”

9h15 - Sr. Marcos Heleno Guerson Junior – Presidente do INMETRO – “A importância do INMETRO na criação de métricas”

9h25 – Sr. Raphael Callou – Diretor da OEI Brasil – “Brasil como player na américa na criação de métrica e cases de desenvolvimento”

9h35 – Sr. Carlos Alberto D’Ambrósio – Vice Presidente da Fecomercio – SP  “Fecomercio- a importância da Federação”

9h45 - Dra. Alexsandra Ricci -  Assessora Jurídica do Conselho de Sustentabilidade e do Comitê ESG da FecomercioSP “ESG nas empresas – Qual o caminho?”

9h55 – Andrea Melo - Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação INMETRO – “Escopos de Acreditação”

10h05 – Caio Silva – Diretor da ICV Brasil“Processo de Certificação”

10h15 - Apresentação da ECOK – Departamento de Pesquisas & Desenvolvimento do IOK

10h45 – Coffee Break

11h15 - Certificação – ICV Brasil – Suzete Suzuki

11h45 – Consultorias – Espaço para apresentação de consultorias

12h15 – Dúvidas e em seguida encerramento


Serviço

Evento: I Summit de Responsabilidade Social 
Organizadores: IOK (Instituto Olga Kos), INMETRO, OEI e ICV
Data: Dia 23 de setembro às XX H
Horário: das 08 ás 13 horas
Onde: FECOMÉRCIO-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo)
Endereço: R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo – SP. 3ª andar – Estar Bar)