Beneficiários exploram pontos artísticos da cidade de São Paulo enquanto também adquirem autonomia

A pessoa com deficiência, normalmente, fica restrita ao perímetro da sua residência. Esta restrição territorial ocorre por inúmeros motivos: se relaciona com o medo dos responsáveis diante da violência, sobretudo nos centros urbanos, ou com a possibilidade de que a pessoa em questão não consiga se localizar e possa se perder. As dificuldades relacionadas com meios de transporte quase sempre inadequados e as limitações impostas pelas dificuldades de deslocamento, entre outras, também formam este ‘pacote’ que limita bastante a vida destas pessoas.

Contudo, mesmo diante destas limitações, o estudo do meio só proporciona benefícios, o conhecimento histórico, cultural e, sobretudo, o desenvolvimento da autonomia. Conhecer monumentos, complexos arquitetônicos ou símbolos históricos, além de eventos artísticos, culturais, religiosos, educativos, informativos ou de natureza acadêmica, possibilita a compreensão de realidades concretas.

É partindo deste contexto que o Instituo Olga Kos realiza o projeto Cidade Inclusiva que busca através da facilitação de acesso a vários museus e espaços artísticos da capital paulista, incluir jovens e adultos com deficiência ou em condição de vulnerabilidade que residem na cidade.

E além da inclusão que é feita através do suporte de profissionais do IOK que se encarregam do transporte e dos demais itens necessários para que este deslocamento seja realizado de forma segura, após as visitas aos locais, os beneficiários participam de oficinas nas quais são estimulados a expressar, por meio de técnicas artísticas, suas impressões sobre as experiências vividas.

Como moradores das periferias desta que é a maior e mais rica cidade da América Latina e é também uma cidade extremamente desigual quando se trata da oferta de oportunidades, a maioria dos beneficiários consegue (através do projeto) acessar um lado de São Paulo que, de outra forma, não poderiam.

Conheça alguns espaços que já foram visitados pelos participantes do projeto Cidade Inclusiva - Mobilidade e Autonomia:

Pinacoteca do Estado
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes espaços artísticos da capital. O prédio ocupa um edifício construído em 1900 dentro do Jardim da Luz que se situa na região central. Projetado pelos arquitetos Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios, a Pinacoteca é famosa por abrigar exposições de artistas de renome tanto do Brasil quanto do exterior.

Museu da Imigração

Como o nome já diz, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo foi criado para documentar a história dos imigrantes que ajudaram no desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o espaço se localiza na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes que se situa no tradicional bairro da Mooca.

Museu Afro Brasil

Situado dentro do Parque do Ibirapuera, o Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico direcionado para pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao imenso acervo cultural que envolve a história da população negra brasileira desde os primórdios da colonização.