Dançar significa expressar-se de maneira artística a partir de movimentos corporais normalmente embalados com som ou música. É a demonstração de um sentimento: alegria, liberdade, prazer e integração, sem nenhum tipo de censura. 

O Instituto Olga Kos (IOK) desenvolve o projeto Estilo Livre, na cidade de São Paulo, em entidades parceiras com o propósito de fomentar a inclusão social por meio de oficinas de dança. Ao todo, 120 pessoas participarão, entre adultos e crianças a partir de sete anos. Serão promovidos encontros semanais com duas horas de duração por seis meses. Essa é mais uma possibilidade de acesso à cultura que o IOK propicia aos seus beneficiários. 

A prática da dança desenvolve vários sentidos como: melhora na concentração, coordenação motora, flexibilidade, memorização, imaginação, aperfeiçoamento das habilidades sociais e aumento da criatividade. 

No final do projeto, haverá a apresentação de um espetáculo criativo, com a elaboração de um enredo especial com os beneficiários que demonstração todos os ensinamentos transmitidos aberto para toda comunidade.

“O projeto ‘Estilo Livre’ terá como premissa o desenvolvimento de oficinas de dança em parceria com artistas das artes visuais que contribuirão em todo o processo criativo. Além desses, contaremos com a presença de profissionais da área da pedagogia e psicologia, seguindo a metodologia clássica da instituição (acolhimento de participantes com pedagogos; produção artística com artistas da dança e das artes visuais; compartilhar de experiências com psicólogos)”, comenta Guga Paulino, Supervisor Artístico e Metodológico do instituto.

“Enquanto proposta de criação artística, o projeto ainda está na fase de estudos por parte da sua equipe multidisciplinar. Estamos na fase inicial do projeto na qual desenvolvemos o que chamamos de “módulo zero”. O primeiro módulo do projeto compõe uma série de atividades pedagógicas para ajudar a equipe a compreender as características dos grupos participantes. Após essa fase, o projeto entra em um segundo momento, mais focado na criação artística final. Nosso intuito é criar uma atmosfera similar nos diferentes grupos atendidos”, completa.