Em continuidade ao projeto ‘Capoeira – Jogo da Inclusão’, os beneficiários do Instituto Olga Kos (IOK) realizaram, no dia 15 de junho, no CEU Jambeiro, zona leste de São Paulo, a tradicional troca de corda. Um momento simbólico da modalidade, que demonstra a evolução do praticante nas oficinas seguindo as diretrizes bases da modalidade: desempenho e disciplina. 

Na ocasião, houve uma linda apresentação coletiva envolvendo todos os participantes. Em seguida os instrutores realizaram um jogo com demonstrações individuais de cada beneficiário, destacando o aprendizado adquirido ao longo do projeto. E, como última atração, os instrutores e mestres fizeram uma exibição de suas habilidades. 


A prática esportiva e a participação de eventos como esse são de grande importância para os jovens, pois auxiliam em sua formação como ser humano e inserção na sociedade de forma mais autônoma e responsável. 

“Minha filha estava muito ociosa por conta da pandemia e quando esse projeto da capoeira surgiu ficou animada. No começo haviam poucas crianças, mas depois o projeto engrenou e ela está muito feliz com sua evolução de corda branca para a amarela. É muito interessante esse trabalho de inclusão social que o instituto desenvolve”, disse Sunday Veras, pai da beneficiária Eduarda Veras. 

Gingas e Gestos na Nova 4E - Entidade Especializada em Pessoas Especiais

No dia 21 do mesmo mês, foi a vez dos beneficiários do projeto Gingas e Gestos – Esporte e Inclusão também realizarem a troca de corda. A ação aconteceu no local de execução das oficinas, na sede da Nova 4E - Entidade Especializada em Pessoas Especiais, que fica na Mooca, zona leste de São Paulo. 

“Hoje realizamos esse evento com cerca de 90 participantes. É um projeto novo, de dezembro de 2021, mas com pouco tempo de trabalho já colhemos bons frutos. A turma está muito bem envolvida”, destacou mestre Pavão. 

Gingas e Gestos – Esporte e Inclusão é um projeto oferecido pelo Instituto Olga Kos que com oficinas de capoeira em formato híbrido (presencial e à distância) como meio de garantia de acesso de pessoas com e sem deficiência, ou em situação de vulnerabilidade social. Clique aqui e veja um vídeo sobre a troca de corda do projeto.